quarta-feira, 6 de julho de 2011

Root: 1 - Carmenere 2008 - Ventisqueiro - Chile

Estive na semana passada no Uruguai e aproveitei para trazer algumas especiarias. Mostardas, chás, alfajores e como não podia deixar de ser, vinhos. Como já tenho há alguns anos provado diversos estilos, de diferentes uvas e países, vou conhecendo meu gosto e sabendo o que comprar. É inevitável que tenha algumas decepções. Alguns vinhos desequilibrados ou com aroma que não agrada, mas no geral, tenho acertado cada vez mais nas escolhas.

Este vinho foi um achado! Nunca havia visto ou ouvido falar em lugar algum. Uvas Carmenere, a uva que tornou-se símbolo no Chile, fazendo os melhores vinhos deste país, Vale do Colchágua, uma das melhores regiões chilenas da viticultura, produção orgânica e uma linda garrafa: era mais que o suficiente.

Uma cor púrpura e levemente opaca verteu na taça. O aroma era maravilhoso, com notas de chocolate amargo, ameixas e alguns traços de café discretamente. Um dos vinhos mais aromáticos e frutados que já experimentei, realmente fabuloso, equilibrado e muito perfumado. Trouxe à lembrança um delicioso Montepulciano d'Abuzzo. Na boca lembrava as mesmas notas do nariz, com um toque aveludado, macio e redondo, não secava completamente a boca, mas apenas a medida certa para sentir o gosto e a textura. Fantástico. Recomendo completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário