quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Etchart Privado Torrontés 2009 - Argentina


Um amigo ofereceu-me uma taça de vinho branco dias atrás. Quando senti o cheiro, veio uma porção de notas florais e um aroma intenso de uvas verdes maduras. Pedi para ver o rótulo, não me ocorreu o palpite, mas sabia que era familiar, um Torrontés!

Ao chegar em casa, fui logo fazer a minha tradicional pesquisa. Pelo que entendi a uva foi levada da Espanha para a Argentina e lá adaptou-se maravilhosamente bem. Dizem que a Torrontés na Argentina produz vinhos brancos tão bons quanto os tintos de uva Malbec do mesmo país. Vale lembrar que a Malbec lá faz alguns dos melhores vinhos tintos encorpados do mundo.

O Etchart Privado Torrontés já é um conhecido meu, não canso de degustá-lo. Ele tem um corpo leve e envolvente. É suave, mas não doce, mais refrescante e menos concentrado que o Chardonnay. É picante, com uma acidez leve, um vinho para ser degustado sozinho ou com uma salada bem leve e tropical. Deve ser servido bem gelado e a safra deve ser a mais recente possível, pois assim melhor se aprecia seu frescor.

Por nossa sorte a Etchart faz alguns dos melhores Torrontés Argentinos, e que podem ser comprados em mercados perto de nós. E o melhor de tudo, por uma preço bem em conta, em média R$14,00. Ainda não encontrei e não sei se existem versões reserva ou de qualidade superior, mas eu com certeza experimentaria. É uma delícia relaxar refrencando-se com um Torrontés.

Uma dica preciosa: Beba bem gelado, assim ele mostra todo seu potencial. Eu prefiro servir dois ou três goles de cada vez e colocar a garrafa imediatamente de volta na a geladeira ou balde de gelo para tomar cada gota na temperatura certa!

Um comentário:

  1. Um preço ótimo realmente Paulo! Não conhecia este vinho. Vou comprar sem dúvida. Obrigada pela dica.

    Beijos
    www.blogdabrunaborges.com

    ResponderExcluir