terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Panul Chardonnay 2009 - Chile

O verão é perfeito para tomar um vinho refrescante. Há dois anos eu jamais pensaria em vinho nesta estação, tomaria cerveja. O Chardonnay foi o primeiro vinho branco que aprendi a beber.

Encontrei o Panul na prateleira do mercado Nacional, no Floripa Shopping. A princípio o preço R$10 fez com que eu recuasse. Passado o preconceito, peguei e lembrei de uma frase de Vincent Gasnier: "Você não tem como errar no Chardonnay chileno". Analisando o rótulo percebi que o Panul é produzido pela Errazuriz, a qual o mesmo sommelier considera a melhor produtora de Chardonnay do Chile. COMPREI.

Os vinhos que bebo no verão deixo na gaveta abaixo do freezer. Creio que os sirvo perto dos dois graus, ou menos. Com o calor que está fazendo, até chegar ao final da taça ou mesmo ao rodopiar o líquido dentro para oxigenar e deixar aflorar os aromas, ele esquenta muito rápido. O cheiro de um Chardonnay na temperatura certa é algo maravilhoso. O Panul não decepcionou. Aromas de frutas como abacaxi e pêra são perceptíveis logo de imediato. Na boca é bem untoso e persistente. Achei muito equilibrado e bem estruturado. Lembra muito os bons espumantes, pois a maioria deles tem a uva Chardonnay em sua composição. A maior surpresa para mim foi o mel! O aroma e o gosto de mel neste vinho lembrou-me na hora o Chardonnay da marca Trapiche, feito em Mendoza, na Argentina, um dos melhores Chardonnay que já experimentei.

A uva Chardonnay adaptou-se muito bem ao clima do Chile. Seus bagos pequenos e com casca espessa fazem vinhos brancos concentrados com muita personalidade e complexidade. Por ser um vinho encorpado dentre os brancos, acompanha muito bem peixes, frango e alguns queijos.

Com certeza Panul Chardonnay é uma compra que acabarei repetindo. Considero um vinho com excelente custo / benefício e que surpreendeu muito.


4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Paulo! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Show!
    Experimente os vinhos da região de Casablanca.
    Excelentes Chardonnay e Sauvignon Blanc.

    Abcss

    ResponderExcluir
  3. Paulo, o primeiro post não poderia ter abordado tema melhor. Chardonnay é o meu vinho branco preferido! Também aprecio a Suavignon.

    Também indico os chilenos e os argentinos, porque além do preço super acessível que a grande maioria têm, são de um sabor inigualável. Os chilenos principalmente, provavelmente pelo clima... ainda não conhecia o vinho que você indicou, vou provar! Obrigada pela dica.

    Simplesmente adorei seu blog. Sou apaixonada por vinhos e acho o máximo saber classificar e identificar a uva, assim como a combinação com queijos e outros alimentos. Tenho pouco conhecimento a respeito e enquanto não faço um curso, vou aprendendo por meio dos seus posts e depois, quando eu conhecer um pouco mais, também compartilho contigo o que aprender nas aulas.

    Parabéns e muito sucesso neste novo projeto!

    Beijos
    www.blogdabrunaborges.com

    ResponderExcluir