terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Villa Italia Bardolino 2004 - Itália

Este vinho estava guardado há uns dias, proveniente de uma visita ao bistrô Il Fornaio. A adega do lugar é um sonho. Lá você encontra exemplares que não existem em outros lugares. O preço é de restaurante, pois no Il Fornaio você almoça muito bem e pode escolher uma dessas preciosidades para degustar na hora! Enfim, este Bardolino estava me esperando. Não vi outras garrafas dele, acho que era o último exemplar da espécie.


Estava receoso ao pegar a garrafa e abrir. Até agora a maioria dos italianos que bebi, principalmente os de supermercados na faixa de R$30, tinham uma peculiaridade que não me agrada: eram muito secos. Uma sensação aveludada mesmo, textura seca, que pessoalmente não gosto. Mas este foi diferente. O Bardolino é um vinho tinto leve e frutado, refrescante, feito com três castas de uvas locais da região do Vêneto: Corvina, Molinara e Rodinella.


Este Bardolino é excelente, não tem nada de seco, e pelo contrário, é muito envolvente. Sua cor gosto e aroma sugerem ameixas doces e cerejas maduras, talvez uns traços de morango ao final. Ele não tem taninos fortes, então fica agradável no verão. Geralmente os vinhos frutados são bem translúcidos, mas este estava opaco e com alguns resíduos, arrisco dizer que pelo fato de estar há mais de cinco anos na garrafa, o que não é aconselhável para este tipo de vinho, recomendando-se consumir em no máximo dois anos. Outra característica que chamou atenção foi uma textura licorosa, que lembrava Vinho do Porto. Vale lembrar servir gelado, ele fica bom na casa dos 14 graus. Como está muito quente, prefiro servir ainda mais frio.


Gostaria de beber mais tintos refrescantes e com esta personalidade no verão. Este Bardolino é o tipo de vinho que gosto de brincar com cada gole na boca, degustando, sentindo a textura e avaliando os tipos de gostos que podem sugerir. Tomara que apareçam mais oportunidades como esta!


Obs.: O Il Fornaio fica em Florianópolis na rua Rua Desembargador Arno Hoeschel, 279 - Centro; 48 3225-0228

Um comentário:

  1. Oi Paulo, que legal teu blog!
    Nunca bebo vinho tinto no verão justamente por não serem nada refrescantes. Adorei o post!
    Beijo,
    Yasmine

    ResponderExcluir